RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Muitas vezes, a ação humana possui efeitos incompatíveis com o meio ambiente, propiciando a perda das funções típicas deste e exigindo medidas corretivas. Neste conceito, a recuperação de áreas degradadas tem como objetivo principal auxiliar o restabelecimento de um ecossistema que foi danificado, degradado ou destruído.

Diversas técnicas podem ser utilizadas para recuperar ou restaurar uma área, dentre elas a realização do plantio de mudas de espécies nativas, o isolamento da área para regeneração natural, o controle de voçorocas, a instalação de puleiros para pássaros, dentre outros, que podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto.

Uma área é considerada recuperada quando o ecossistema ou população degradada são restituídos a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original. Adicionalmente, uma área é considerada restaurada quando há restituição dos processos ecológicos de um ecossistema ou de uma população o mais próximo possível da sua condição original, onde não há necessidade de intervenção (auxílio ou subsídio) adicional para que o desenvolvimento continue.

A RTA Ambiental realiza a elaboração de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, assim como a execução desses planos através de plantio de mudas nativas e monitoramento.

Entre em contato para fazer um orçamento!